quinta-feira, 24 de março de 2011

CENSOS 2011

Como sempre a mesma trapalhada de sempre.

Quando o INE (Instituto Nacional de Estatística) notificou a CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados) sobre o inquérito dos Censos 2011 já tinha os questionários todos impressos e assim, quando a CNPD chamou a atenção para diversas questões do inquérito que violavam o direito de privacidade individual, já era tarde demais para a introdução no questionário de uma nota referindo que tais perguntas seriam de resposta facultativa como acontece na questão nº 36 do questionário individual.

Assim sendo, a CNPD advertiu que o INE deveria juntar uma adenda em que estariam claramente assinaladas as tais questões sensíveis e que estas seriam de resposta facultativa.

Ver o documento aqui.
Sugiro que façam o download, impressão e o guardem para comprovativo.

Recebi os impressos do Censos e, espantoso, a tal adenda não faz parte do “pacote”.

Liguei para a linha de apoio (muito difícil) e não tinham conhecimento sobre o assunto. Sugeriram colocar a questão para censos@ine.pt e é o que vou fazer. Sugiro que façam o mesmo. Temos que exercer e zelar pelos nossos direitos, os poucos que ainda nos restam

Também sugiro atenção à questão nº 32 do questionário individual onde é indicado àqueles que trabalhem a recibos verdes que respondam como se fossem trabalhadores por conta de outrem que, em termos estatísticos, “esconderiam” a multiplicação do vergonhoso fenómeno dos trabalhadores precários.
A resposta correcta será a opção “Outra situação” que certamente é aquela que mais se aproxima da verdade.

Boa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário