quarta-feira, 13 de abril de 2011

RADIAÇÃO DE FUKUSHIMA

Hoje o Japão elevou o nível severidade de radiação na central nuclear Fukushima para 7. Este é o nível mais elevado da escala e só foi antes declarado para o desastre de Chernobyl.



De acordo com especialistas as autoridades japonesas têm estado a subestimar o problema, colocando em risco a própria população.



Esta falta de informação não se passa só no Japão mas parece ser uma característica mundial. O que pretendem conseguir, escondendo a verdade?
Evitar o pânico?
A radiação é algo muito perigoso e prejudicial para a saúde pública. É um veneno que não é visível, não tem odor e só se sente quando é tarde demais e as consequências são horríveis e fatais.


Aqui em Portugal a informação trata este problema da radiação como se ele não nos pudesse atingir. O Japão fica do outro lado do mundo e parece ser longe demais. Mas isso não é verdade. A distância é grande mas estamos todos unidos pela mesma atmosfera e os ventos acabam por espalhar o veneno por todo o lado.

Eis aqui uma notícia recente que chama a atenção para o caso. “Os riscos de radiação na Europa não devem continuar a ser negligenciados”.

Veja neste site a dispersão em tempo real da nuvem de radiação do Iodine-131, Xénon-133 e do Cesium-137.

Boa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário