sábado, 23 de julho de 2011

TERROR EM OSLO

Ocorreu um atentado em Oslo.
Uma explosão ocorreu esta sexta-feira (22 Julho) na capital da Noruega, cujo alvo perecem ser edifícios governamentais, provocando vários danos nas redondezas.

Logo de seguida ouve um tiroteio numa ilha perto da capital onde parece que pelo menos 25 pessoas perderam a vida. Testemunhas afirmam que um homem alto e loiro (característica nórdicas), vestido de polícia, com uma pistola e uma espingarda com mira telescópica, dirigira-se para a ilha um pouco antes do início do tiroteio.

As autoridades afirmam que os dois incidentes estão provavelmente relacionados e que se deve tratar de um ataque conjunto da Al-Qaeda e extremistas da direita.

É incrível como essa organização “Al-Qaeda” é continuamente culpabilizada por qualquer ‘ataque’ ou explosão que ocorra. Deve ser uma organização e tanto para ser capaz de organizar estes eventos a nível mundial.

A história do atirador loiro também preenche perfeitamente uma campanha de propaganda recente sobre o “branco da Al-Qaeda” como sendo a maior ameaça terrorista actual.

Se em vez de aceitarmos de imediato a explicação mais simplista de que se trata de um ataque terrorista e verificarmos a história recente da Noruega poderemos talvez encontrar outras razões.

Uma testemunha da explosão e a própria televisão norueguesa contaram a estranha história que no dia anterior tinha havido uma
‘procura de explosivos’ naquela área.

Enquanto a explosão é oficialmente atribuída a um carro-bomba, um especialista em explosivos analisou o local da explosão e afirma que devido ao padrão dos estragos a explosão foi claramente subterrânea.
Por coincidência, a estrada tinha sido encerrada nos últimos dias devido a trabalhos subterrâneos nos esgotos.

Sexta-feira, o dia da explosão, era feriado na Noruega e o edifício encontrava-se praticamente vazio. O facto ter sido escolhido este dia salvou muita gente. Será que isto segue a psicologia do terrorismo?

Ultimamente a Noruega tem domado decisões que não devem agradar a muita gente.
A Noruega defende a criação de um Estado Palestiniano e isto vai ser votado nas Nações Unidas em Setembro.
A Noruega retirou o seu apoio ao bombardeamento na Líbia e retira-se completamente das operações da Nato a partir de 1 de Agosto.

A Noruega congelou 42 milhões de dólares para a Grécia por esta não cumprir certas condições.
Nota: A Noruega não faz parte da União Europeia mas contribui para projectos de alguns países da União em troca de acesso ao Mercado Comum Europeu.

Então, o que acham, foi um ataque terrorista ou um aviso aos dirigentes do país?

Boa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário