segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BANANA

A Banana é um fruto saboroso, facilmente comestível e cuja casca sai facilmente.
Sua textura e consistência tornam-no possível de ser cozinhado.


A Banana contém 3 açúcares naturais: a sacarose, frutose e a glicose combinados com fibra. A Banana fornece um instantâneo, sustentável e substancial incremento de energia.
Pesquisas demonstraram que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino extenuante de 90 minutos. Não é de admirar que a banana é o fruto nº 1 entre os melhores atletas do mundo.

Mas fornecer energia não é a única maneira que a banana nos pode ajudar a manter a forma. Também ajuda a evitar ou prevenir um substancial número de doenças tornando-se um adicional importante para a nossa dieta diária.

Depressão:
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela MIND, entre pessoas que sofriam de depressão, muitas sentiram-se muito melhor depois de comerem uma banana. Isto é devido à banana conter tryptophan, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, conhecida como relaxante, por melhorar o humor e por normalmente nos fazer sentir mais felizes.

Síndrome Pré-menstrual:
Esqueça a pílulas – coma uma banana. Contém a vitamina B6 que regula os níveis de glicose no sangue, que pode afectar o seu humor.

Anemia:
Rica em Ferro, a banana pode estimular a produção de hemoglobina no sangue ajudando a combater a anemia.

Pressão sanguínea:
Este fruto tropical é extremamente rico em Potássio e pobre em Sódio, tornando-o perfeito para combater a pressão arterial elevada.
Assim, a ‘Food and Drug Administration’ dos Estados Unidos acaba de permitir que a indústria da banana possa oficialmente informar a capacidade desta fruta em ajudar a reduzir o risco de pressão elevada e o enfarto.

Poder do cérebro:
200 estudantes na Twickenham (Middlesex) School foram ajudados para os exames deste ano por comerem bananas ao pequeno-almoço, no intervalo e no almoço numa tentativa de elevar a sua capacidade cerebral. A pesquisa demonstrou que o fruto com elevado teor de Potássio pode ajudar na aprendizagem por manter os estudantes mais alertas.

Prisão de ventre:
Com alta concentração de fibra, a inclusão da banana na dieta pode ajudar a restaurar o funcionamento normal dos intestinos, ajudando a ultrapassar o problema sem a necessidade de utilização de laxativos.

Ressaca:
Uma das maneiras mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um batido de banana e leite, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e hidrata o sistema.

Azia:
A Banana tem um efeito antiácido natural sobre o corpo. Assim, se sofrer de azia, tente comer uma banana para aliviar.

Enjoo matinal:
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar elevados, evitando os enjoos matinais.

Mordidas de mosquito:
Antes de colocar uma creme anti-insectos, tente esfregar a área afectada com o interior da casca da banana. Muitas pessoas acharam a experiência um sucesso por diminuir a comichão e a irritação.

Nervos:
A Banana é rica em vitaminas B que ajudam a acalmar o sistema nervoso.

Excesso de peso e no trabalho?
Estudos efectuados no Instituto de Psicologia na Áustria mostraram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comida como chocolates e biscoitos. Olhando para 5.000 pacientes hospitalares, pesquisadores concluíram que os mais obesos estavam normalmente ligados a trabalhos de muito stress.
O relatório concluiu que, para se evitar a ansiedade por comida, é necessário controlar os níveis de açúcar no sangue, ingerindo alimentos com alto teor de hidratos de carbono de duas em duas horas para a manutenção dos níveis de açúcar.

Úlceras:
A banana é usada como dieta diária para combater desarranjos intestinais devido à sua textura macia e suavidade.
É o único fruto que pode ser comido cru sem preocupações na maior parte dos casos crónicos. Também neutraliza o excesso de acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Controlo de temperatura:
Muitas culturas chamam a banana como o fruto frio que pode baixar a temperatura tanto física como emocional das mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, a mulher grávida come bananas para ter a certeza que o seu bebé irá nascer com uma temperatura baixa.

Transtorno Afectivo Sazonal:
A banana pode ajudar os que sofrem com estes transtornos porque contém tryptophan, que melhora naturalmente o humor.

Fumar:
A banana pode ajudar a deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, assim como o Potássio e o Magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.

Stress:
O Potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, envia oxigénio ao cérebro e regula o equilíbrio da água no corpo. Quando estamos sob o efeito de stress, a nossa taxa metabólica eleva-se, reduzindo os níveis de potássio. Estes podem ser reequilibrados com a ajuda de uma banana muito rica em Potássio.

Enfarto:
De acordo com a pesquisa do “The New England Journal of Medicine”, comer bananas como parte de uma dieta regular pode baixar o risco de morte por enfarte em cerca de 40%.

Comparada com a maça, a banana tem 4x mais proteínas, 2x mais hidratos de carbono, 3x mais Fósforo, 5 x mais vitamina A e Ferro e 2x mais outras vitaminas e minerais. É também rica em Potássio e um dos frutos mais valorizados das redondezas.


Portanto, não se esqueça de incluir a banana na sua dieta.

Por enquanto as 'carnes' ainda estão muito presentes na dieta geral mas, pouco a pouco, as maravilhas que são os frutos que ganham na diversidade de oferta, de cor, de sabor e de nutrientes, irão acabar por afastar o consumo de 'carnes', isto é, de material morto.

Coma bananas!

Boa Vida!

1 comentário: